
Basta observar a recepção de Trump ao ditador. Xi. Jinping e a ordem, repetida sete vezes, para impedir a entrada de María Corina Machado na Venezuela para perceber que o modelo de sociedade oficialmente idealizado pelos EUA não é mais o de Washington e Jefferson, Lincoln e Reagan, mas sim o de Mao e Deng Xiaoping, a maior figura genocida da história e o executor da Praça da Paz Celestial, juntos desde a Longa Marcha, e gêmeos siameses na forja da ditadura moderna: a repressão de Mao e os negócios de Deng. É evidente que um homem como Trump, tão inescrupuloso com fundos públicos a ponto de emitir criptomoedas e enriquecer-se privadamente, vê o modelo maoísta-plutocrático como perfeitamente adequado, em todos os sentidos, para os Estados Unidos do futuro: uma potência militar cujo exército protege os interesses comerciais de corporações que, por sua vez, enriquecem políticos do governo.
O modelo é Londres a serviço da Companhia das Índias Orientais. É um mito que os casacas vermelhas cortassem os polegares dos trabalhadores têxteis indianos para impedi-los de competir deslealmente com Manchester. Na realidade, alguns trabalhadores o faziam para escapar das condições de trabalho análogas à escravidão impostas pela Companhia Britânica das Índias Orientais e pela Rainha. O que é inegável, relatado, ainda que de forma superficial, por Marx, é que o artesanato. Índia colonial foi destruído para favorecer os têxteis da metrópole. Assim como a Índia quando era colônia britânica, o modelo indiano é o que Trump quer impor à Venezuela: uma colônia sem acesso aos seus recursos naturais, expropriada pela metrópole. Da "expropriação" do Gorila Vermelho, passamos ao "expropriamos" do Rei Kong laranja. Pouco mudou, e Xi Jinping comemora isso.
Foi o que aconteceu com Hong Kong, que Thatcher entregou a Deng Xiaoping sem eleições. O obstáculo àquela política britânica de canhoneiras e pilhagem colonial foram os indianos, que rejeitaram a perda dos recursos naturais de seu país para explorá-los como bem entendesse a potência colonial. O obstáculo de Trump para agir como a Rainha e a Companhia Britânica das Índias Ocidentais é o povo venezuelano, que se recusa a ser o "espólio da vitória" que Trump, como um Gengis Khan de plástico, desfila, vangloriando-se do petróleo venezuelano roubado e imitando Chávez a ponto de obsessão simiesca: ele é o novo bolivariano da velha elite bolivariana.
A proximidade desses eventos, a traição inesperada e flagrante dos venezuelanos por Trump e Marco Rubio, nos impede de ver em perspectiva o que realmente aconteceu, o que implica o tipo de relação que os EUA consideram legítima manter com outros países, especialmente aqueles que dependem de alguma forma de Washington para seu desenvolvimento econômico, político e institucional. E a explicação é muito simples: a única coisa que importa é o acesso aos recursos naturais desse país, e o regime que mais o favorece será o preferido pela Casa Branca, independentemente de seu passado ou presente, e seu futuro é deixado de lado, considerado irrelevante. O que aconteceu com a luta de Trump contra o narcotráfico?
Dir-se-á que as nações poderosas, e até mesmo as que não o são, sempre procuraram satisfazer interesses económicos ou estratégicos particulares, de natureza militar ou comercial, na sua política externa. Sem dúvida. Mas os Estados Unidos foram mais longe, ao ponto de se contradizerem em um mês. As operações militares contra a Venezuela foram justificadas pelo narcotráfico e pelo envolvimento direto do Cartel dos Sóis, ou seja, o regime bolivariano da Venezuela, na introdução de drogas em território estadunidense, pondo em risco a saúde dos jovens naquele país. A prisão de Maduro fez parte dessa estratégia. E acabaram de retirar a Venezuela da lista de países que promovem o narcotráfico.
Oito meses após a prisão do narcopresidente, eles ungem publicamente sua narcovice-presidente, Delcy Rodríguez, e dizem que ela é uma pessoa maravilhosa, sólida e confiável, que está fazendo "um ótimo trabalho" na presidência para a qual a colocaram. Certamente não será a gestão da eletricidade, água, alimentos ou saúde para a população após o duplo terremoto que devastou a Venezuela. Tudo o que se viu foram os homens fardados de Delcy saqueando as ruínas e espancando aqueles que protestavam contra sua cruel rapacidade. A única coisa que fizeram com o bolichico Betancourt, em grande parte responsável pelos apagões que deveria ter resolvido, sem mencionar o setor petrolífero, que continua disfuncional, foi assinar um acordo de cem anos que, de forma escandalosa e ilegal, entrega os maiores campos de petróleo do mundo aos EUA.
Sua única conquista foi assinar o acordo obedientemente àqueles que aprisionaram seu chefe. Não há liberdade, nem qualquer sinal de liberdade para os presos políticos, nem liberdade de imprensa para todos os meios de comunicação online, nem propriedade fora dos limites das leis comunistas — em outras palavras, absolutamente nenhuma — e todas as outras evidências mostram que nada mudou desde a prisão de Maduro, exceto pela esperança do povo venezuelano na palavra dos Estados Unidos. E eles não se refugiaram apenas no eufemismo de prazos para a democratização do regime, que só será alcançada com seu desmantelamento. Eles removeram a Venezuela da lista de países que não apenas combateram o narcotráfico, mas que o personificaram. As mesmas pessoas ainda estão no poder, mas não estão mais traficando? A luta contra o narcotráfico foi, e ainda é, também uma farsa?
Os EUA também herdarão esse negócio, como o negócio do petróleo, que Delcy já lhes entregou? Neste carnaval de indignidades totalitárias, neste espelho chinês despótico em que Trump se reflete, como os dois valentões no recreio dividindo os lugares de venda de doces e os mais fracos para maltratar, existe alguém que é supérfluo, que personifica a dignidade do povo venezuelano e que já disse que o que pertence ao povo venezuelano, como o petróleo, não pode ser entregue, e não só o petróleo, mas também a soberania e a liberdade. María Corina é um obstáculo aos tiranos, por isso deve ser apoiada. Um homem supérfluo foi um livro de Lefort sobre Soljenítsin nos anos 70. A mulher que agora é supérflua nos EUA é María Corina Machado. Sete vezes, mais do que as prisões do autor de Arquipélago Gulag, ela já sofreu nas mãos de Trump, tornando-se a primeira prisioneira política dos Estados Unidos.
Não do presidente, mas do país que ele preside. Por puro patriotismo, ele deixou de lado seu legítimo orgulho como ganhador do Prêmio Nobel da Paz e entregou a medalha a Trump, na esperança de que ele ajudasse na transição democrática. Foi assim que o velho amigo de Epstein o recompensou; aliás, exatamente como Betancourt. Foi assim que Marco Rubio respondeu às esperanças de todos os hispânicos. Foi assim que a principal potência ocidental afundou, assemelhando-se ao Oriente. Os EUA não estão mais na vanguarda do que chamamos de Mundo Livre desde 1945. "A cidade sobre a colina" é a urbanização dos desfiladeiros. Devemos desistir? Muito pelo contrário. Como nos tempos de Soljenítsin e dos Sakharov, de Walesa, Reagan e João Paulo II, o que nos move é a defesa da vida, da propriedade e da liberdade, que são inalienáveis para aqueles que querem ser seres humanos, e não animais de fazenda.
Quanto pior vemos nossos irmãos e irmãs venezuelanos sendo tratados, mais devemos nos envolver em ajudá-los. A causa da liberdade é inalienável e, como a história comprova, jamais foi completamente derrotada. E jamais será.
