
A gestão energética de Pedro Sánchez durante o seu segundo mandato foi inegavelmente marcada pelo apagão de 28 de abril de 2025, data agora gravada na história espanhola como o dia em que a Península Ibérica mergulhou na escuridão por quase um dia inteiro. Este evento, cuja responsabilidade direta levará anos para ser apurada, levantou sérias preocupações sobre o estado da infraestrutura elétrica do país. Este governo teve duas ministras, ambas vice-presidentes, e ambas partilharam a mesma agenda verde. De julho de 2023 a novembro de 2024, Teresa Ribera esteve à frente da pasta, sendo sucedida pela Secretária de Estado da Energia, Sara Aagesen, que manteve uma abordagem semelhante.
A atual Vice-Presidente da Comissão Europeia foi a idealizadora do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNIEC), que foi lançado sem o apoio de grande parte do setor energético e acabou por se tornar letra morta, faltando três anos para a sua implementação, em parte devido à revisão do calendário de encerramento das centrais nucleares. Ribera defendeu um aumento significativo da capacidade instalada de energias renováveis. Dois anos de frenesi que, paradoxalmente, se tornaram um problema devido aos desafios de integração dessa energia na rede elétrica. Foi um período de investimento em energia verde sem considerar como gerar receita com essa tecnologia ou seu impacto na infraestrutura. O foco era unicamente cumprir uma agenda e, simultaneamente, justificar a redução da dependência de combustíveis fósseis.
Algo que o conflito no Oriente Médio em 2026 demonstrou mais uma vez: que tudo permanece igual. Ministério da Transição Ecológica com o apoio do setor energético, principalmente do segmento de energias renováveis. Mas sua gestão foi marcada por um evento: o apagão de 28 de abril de 2025. Uma rede elétrica com dificuldades para integrar energias renováveis e controlar a voltagem de padrões de consumo e geração cada vez mais díspares e até então desconhecidos, colocou em xeque o planejamento realizado, com a Red Eléctrica, cujo principal acionista é o Estado, tornando-se a empresa sob intenso escrutínio. A investigação sobre o apagão levará anos para determinar quem foi o responsável final.
Mas a operação do sistema é de responsabilidade da Red Eléctrica, e o planejamento da infraestrutura foi feito pela atual administração, que, no fim das contas, provou não estar totalmente preparada para enfrentar os desafios atuais. O apagão trouxe à tona outro dos grandes conflitos que o governo de Pedro Sánchez teve que enfrentar: o futuro da energia nuclear. Nesse sentido, Aagesen teve que recuar e, em meados do verão de 2026, de forma dissimulada e sem querer admitir o próprio erro, mas, na prática, aceitando-o, o pedido das empresas de eletricidade para continuar operando a usina nuclear de Almaraz até 2030 foi atendido. Dessa forma, o fechamento dos primeiros reatores que deveriam ser desativados.
Espanha foi adiado, e a necessidade da energia nuclear para equilibrar o sistema elétrico foi reconhecida diante da necessária entrada maciça de energias renováveis, que deve ajudar a reduzir as emissões poluentes e a diminuir a dependência do gás, que causa aumentos nos preços nas contas finais dos consumidores. Um momento delicado. Atualmente, a rede elétrica espanhola apresenta sinais alarmantes. Existem problemas de conectividade, e as fontes de energia renováveis não podem ser integradas na escala desejada pelos investidores, nem geram os lucros esperados. Os centros de dados têm sido os que mais evidenciam o problema.
De fato, as regulamentações governamentais mais recentes têm se concentrado em bombardear esse setor com medidas muito difíceis de cumprir, em vez de oferecer soluções para que todas as indústrias possam se conectar à infraestrutura. A iniciativa ambiental do governo, que paradoxalmente deixou um sistema com mais energia do que precisa, mas, ao mesmo tempo, não deixa espaço na rede para a conexão de novos participantes, representa um problema para o futuro da Espanha. E, para piorar a situação, o último verão registrou um recorde de desperdício de energia renovável. Em outras palavras, a eletricidade que seria produzida foi desperdiçada porque não havia demanda suficiente para consumi-la. O pior legado: um dos problemas que não está melhorando tem a ver com as emissões poluentes.
De acordo com o site da Red Eléctrica, em sua seção de dados, os primeiros nove meses do ano registraram 21,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente geradas pelo sistema elétrico, o que representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse efeito se deve ao que é conhecido como... O operador do sistema aplica um "modo reforçado" para fortalecer a matriz energética. Essa situação persiste desde o apagão de abril de 2025, e foi justamente a partir dessa data que as emissões começaram aumentando. O problema é que esse aumento ocorre após um ano em que elas já haviam crescido 9%. E o pior é que as emissões do sistema elétrico são apenas um componente, e não o mais prejudicial, das emissões totais. O setor de transportes também não está em uma trajetória positiva.
