
REALPOLITIK na Quarta Comissão
Hoje também houve um momento de muita tensão quando o chefe da delegação marroquina veio confrontar os peticionários e exigiu que a segurança os retirasse”, afirmou ela. Segundo a líder, tal comportamento representa “uma completa falta de respeito” pela comissão, pelas Nações Unidas e por aqueles que prestam depoimentos sobre o conflito.
Marrocos e as queixas perante a Quarta Comissão
Questionada sobre sua experiência na organização, Cabezas afirmou observar um "leve processo de deterioração", que atribuiu aos interesses comerciais de diversos países em relação aos processos de descolonização pendentes. Nesse contexto, ela observou que a representação marroquina tenta obstruir e bloquear as petições em favor do povo saarauí.
Segundo ela, essas interrupções dificultam a apresentação de depoimentos sobre a vida em campos de refugiados e territórios ocupados. Ela mencionou relatos de tortura, prisões arbitrárias e greves de fome de prisioneiros que exigem contato com suas famílias e alimentação adequada. "Há provas de que é real", afirmou, rejeitando as alegações de que se tratava apenas de um boato.
Espera-se que os peticionários sejam capazes de refletir a realidade ou contribuir com conhecimento sobre a causa”, afirmou. Sua exigência era que a comissão garantisse uma audiência: “É porque precisa haver um debate, é porque precisamos ouvir”, reiterou, referindo-se à presença contínua da questão saarauí na agenda de descolonização da ONU.
Cabezas explicou que viajou representando o movimento sindical internacional em solidariedade ao Saara Ocidental e que sua apresentação se baseou em um documento acordado com sindicatos de diversos países. A ATE informou que sua apresentação perante a comissão estava agendada para 9 de outubro.
A líder também relembrou sua visita a campo de refugiados e seus esforços para estabelecer uma rede de jornalistas na Argentina que defendem a descolonização. Essas iniciativas visam "romper o bloqueio de informação" e conscientizar sobre a causa além das organizações que já a apoiam.
Embora também tenha considerado candidatar-se pelas Ilhas Malvinas, ela explicou que priorizou seu compromisso com o sindicalismo internacional. Ela observou que o prazo de inscrição era 11 de setembro e que as listas só foram recebidas em 2 de outubro, o que aumentava o risco de campanhas simultâneas. "Desta vez, priorizamos representar aqueles que não puderam comparecer", afirmou.
A reivindicação contra a Argentina e a ruptura com o governo Milei
Para Cabezas, a solidariedade sindical deve se traduzir em uma decisão política: o reconhecimento da República Árabe Saaraui Democrática pela Argentina. "Um governo mais amigável não nos basta hoje", afirmou, explicando que receber um representante da Frente Polisário não substitui o reconhecimento ou o tratamento igualitário com outras nações.
Sua posição deriva do que ele observou nos campos. "O Saara Ocidental continua sendo uma nação. Ainda possui sua organização política, sua organização econômica e continua a se reconstruir como uma comunidade", afirmou. E resumiu sua reivindicação: "A única coisa que lhe falta é a devolução de seus territórios."
Questionada sobre contatos com autoridades argentinas, ela afirmou que não houve reaproximação durante este governo e denunciou o "desrespeito" demonstrado aos representantes da Frente Polisário. Segundo seu relato, eles não foram recebidos no Ministério das Relações Exteriores nem na Casa Rosada (Palácio Presidencial). Ela também lembrou um encontro fracassado entre o presidente e representantes de países árabes na Argentina.
Interrompemos o diálogo com a presidência porque entendemos que eles não vão mudar sua abordagem em relação ao nosso país”, afirmou. Sua conclusão foi explícita: “O que entendemos é que o governo precisa mudar, não a perspectiva, porque o governo não vai mudar sua perspectiva.”
Nesse sentido, ele afirmou que as organizações devem se preparar para exigir o reconhecimento saarauí em caso de mudança política. Ele estendeu esse objetivo à América Latina e mencionou as dificuldades que, em sua avaliação, os representantes saarauís enfrentam para manter laços políticos e culturais em vários países da região, incluindo Chile e Colômbia.
A líder acredita que a ligação entre as duas causas tem uma base histórica e social. Ela lembrou que a CTA Autónoma se define como representante do "território saarauí" e relatou a participação de mulheres dessa comunidade em um encontro realizado em Bariloche."
Lá, explicou, elas compartilharam experiências sobre os campos de refugiados, os territórios ocupados e o papel das mulheres na transmissão da cultura e da história.
Porque eles eram uma nação sem território, mas ainda assim eram uma nação”, disse ela, referindo-se à lição que seus filhos precisavam estar preparados para o retorno. Os relatos que ela ouviu sobre tortura, restrições e proscrição a fizeram lembrar dos anos da ditadura argentina: “A tortura deles não era muito diferente da que nós tínhamos vivenciado”.
Ele também lembrou o apoio das Mães da Praça de Maio à causa saarauí. Baseando-se nessa experiência, defendeu a cooperação entre os países do Sul Global: "Podemos pensar juntos, podemos até construir perspectivas sobre questões econômicas e culturais, mas fundamentalmente podemos trocar perspectivas e criar sínteses."
As Ilhas Malvinas, os recursos naturais e o ataque ao Estado
Questionado sobre a posição histórica da ATE em relação às Ilhas Malvinas, Cabezas estendeu essa defesa à CTA Autónoma e anunciou que uma viagem do sindicato às ilhas está planejada para os primeiros dias de novembro.
Sempre defendemos a descolonização”, afirmou. No entanto, alertou que interpreta as posições de Donald Trump e Javier Milei como parte de um novo projeto de subordinação. “O que queremos é continuar construindo uma causa descolonizadora, não uma mudança de poder”, reiterou.
Em sua análise, ele relacionou essa preocupação à presença de tropas americanas na Terra do Fogo e de bases na província de Buenos Aires. Atribuiu também ao presidente americano um interesse estratégico em um porto de águas profundas nas Ilhas Malvinas. Essas referências fizeram parte de sua crítica à relação entre Washington e o governo argentino.
Cabezas insistiu que a defesa do território abrange seus recursos e as condições para sua exploração. Ao abordar a possibilidade de um referendo entre os habitantes da ilha, rejeitou a ideia de que tal mecanismo resolveria a disputa: "É evidente que nenhum referendo funcionará com uma população estabelecida."
Reafirmou, em vez disso, a busca pela recuperação por meios diplomáticos.
Ele também lembrou a rejeição dos sindicatos à revogação da lei fundiária e mencionou uma recente decisão judicial contra uma liminar impetrada por veteranos. "Entendemos que isso está levando à apropriação estrangeira de mais terras na Argentina", afirmou, expressando particular preocupação com as áreas de fronteira. Ele contrastou essa situação com um projeto de descolonização e evocou os soldados cujas lápides traziam a inscrição "Conhecidos somente por Deus".
A entrevista também abordou a situação dos servidores públicos. Segundo a Subsecretária da ATE, o conflito com Milei vai além das condições de trabalho e atinge o próprio funcionamento do Estado. Ao mesmo tempo em que atribui ao presidente uma visão centrada no equilíbrio fiscal e na liberalização do mercado, ela afirmou que o movimento sindical defende um Estado capaz de reduzir a desigualdade.
Colocamos a vida das pessoas no centro”, afirmou. Nesse sentido, acusou o governo de eliminar agências que prestavam assistência e proteção: “O que Milei fez foi retirar do controle do Estado as agências que serviam para apoiar o povo”.
Ela mencionou as funções territoriais do Ministério do Desenvolvimento Social, as políticas do Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade e o trabalho do INADI (Instituto Nacional de Combate à Discriminação, Xenofobia e Racismo) no combate ao racismo e à discriminação. Segundo sua avaliação, o presidente "não acredita em desigualdade estrutural" e, portanto, não considera essas ferramentas necessárias.
Javier Milei atacou o Estado”, afirmou Cabezas, defendendo seu papel no combate à desigualdade, que, enfatizou, nenhum argentino escolheu e que é produto de um sistema. Para Cabezas, essa disputa interna está ligada à defesa da soberania e ao apoio a outros povos: “Devemos apoiar as causas de descolonização de territórios que também aguardam descolonização”, concluiu.
