
Após uma viagem de vinte e quatro horas, aterrisso em Nova York, teoricamente exausto, mas surpreendentemente ativo na prática, como se carregasse cinco baterias conectadas ao mesmo tempo. Não posso reclamar: tenho uma oportunidade que poucos têm. Credenciado como peticionário junto à Quarta Comissão da Assembleia Geral — aquela que trata de Políticas Especiais e Descolonização — tenho algo semelhante a um privilégio à minha frente. Mas o credenciamento não está completo: só posso finalizá-lo amanhã. Portanto, hoje, dia 6, este relato termina antes mesmo de eu cruzar a porta. Começa, como quase tudo, na rua.
No metrô, encontro uma mulher peruana a caminho do trabalho. Pergunto a ela como chegar às Nações Unidas e ela me explica. Ela não tem pressa; é paciente. Diz para eu não me preocupar, que todo mundo se perde na primeira vez. Agradeço e seguimos caminhos diferentes, mas por algumas estações, ficamos no mesmo vagão, compartilhando aquele silêncio cúmplice de duas estranhas que acabaram de fazer um favor uma à outra.
Antes, dois argentinos que estavam de férias me ajudaram a encontrar o caminho e me acompanharam até a entrada do metrô. Conversamos sobre tudo e sobre nada, sobre como tudo é caro, sobre como é estranho estar tão longe de casa. Acabei falando de futebol com os funcionários do metrô, que é a língua franca deste planeta. Foram eles que me disseram qual trem pegar antes de eu entrar no subterrâneo. Não havia nenhuma tensão nisso. As pessoas comuns, aquelas que não recebem seus discursos, são as que me sustentaram durante esse período inicial em que eu estava exausto.
Troquei poucas palavras com uma garota de Valência e sua família. Eles não eram o centro das atenções, mas faziam parte daquele pano de fundo humano que encontramos quando viajamos. Rostos que não mudam a história, mas a acompanham. Às vezes, um repórter também precisa disso: saber que não está sozinho diante do circo.
Nova York tem mais cores que a Espanha. Tudo é saturado, como se alguém tivesse aumentado o contraste da realidade. Não percebo nenhum cheiro ou som em particular. É como um cenário de filme. Um cenário sem "ação": a cidade funciona sozinha, indiferente, enquanto eu mato o tempo. As pessoas caminham como se soubessem exatamente para onde vão, e talvez seja por isso que eu, que não sei bem para onde vou, me sinto um pouco como um ator coadjuvante em um filme, nesse cenário, que é a rua.
O que acontece do outro lado, nas Nações Unidas, é um verdadeiro circo. Do lado de fora, vejo dois guardas no topo de uma escadaria, imóveis, como figuras em um presépio. Atrás deles, a sede, as cercas, os formulários de credenciamento, os corredores onde ainda nem pisei. O teatro burocrático em todo o seu esplendor. E aqui estou eu, com a minha credencial de requerente parcialmente processada, esperando a minha vez como quem aguarda atendimento médico, só que com muito mais bandeiras.
Não sei o que me diferencia dos outros jornalistas, nem me comparo a eles; só sei que estou aqui, e é assim que a vivencio. Ainda não vi os corredores internos porque só consegui o credenciamento amanhã, mas, do lado de fora, o espetáculo já é evidente.
O que é ouvido e o que é cortado
Tivemos Javier Fernández Arribas, de Atalayar, nos encantando ao chamar a Frente Polisário de "separatista" e exaltar as virtudes da ocupação de um território. Tudo isso com meu ouvido colado ao dele, mas com sérias dúvidas sobre o que ele realmente representa. Seja qual for o motivo, sua voz nunca vacila.
A grande maioria dos peticionários saarauís, no entanto, teve seus discursos interrompidos por Marrocos, e suas intervenções ficaram mutiladas. Isso não é apenas uma impressão: é o que se evidencia nas atas, na ordem dos discursos, nas ausências inexplicáveis. Alguns falam, outros são interrompidos. E enquanto alguns acumulam minutos, outros acumulam silêncio. Isso também é um circo.
O homem na rua
Nesse período, presenciei um homem parado na faixa de ônibus e táxis em frente às Nações Unidas sendo cercado por quatro policiais e preso, bem na minha frente. O que me fascinou não foi apenas a cena em si, mas a reação das pessoas ao meu redor: quase ninguém parou para olhar, como se ver alguém encurralado pela polícia fosse perfeitamente normal em qualquer terça-feira.
A cidade continuou em movimento. Os guardas nas escadarias permaneceram imóveis. A paisagem não mudou. E fiquei com essa imagem gravada na mente, pensando que talvez essa seja a coisa mais próxima de uma crônica que se possa escrever de fora: alguém é preso e o mundo simplesmente segue em frente.
O Saara, entre resoluções
Em relação ao Saara Ocidental, há poucos desenvolvimentos concretos no momento, embora existam alguns sinais esclarecedores e preocupantes. A Resolução 2797, totalmente contraditória, abriu caminho, principalmente para o apoio ao plano de autonomia: um projeto que, no caso da proposta de 2007, jamais foi implementado. Enquanto isso, a versão de 2025 foi obscurecida pelo ostracismo, sendo divulgada apenas parcialmente pela imprensa pró-Marrocos. À primeira vista, representa uma restrição direta à própria ideia de autonomia. E embora a Resolução 2797 fale em negociações "sem pré-condições", na realidade, ela estabelece uma premissa ao sugerir que a autonomia é o único caminho viável, o que não significa negociar sem condições, mas sim o oposto: negociar com a condição já imposta.
Então aqui estou eu, do lado de fora, com minha credencial pela metade e a sensação de que o verdadeiro espetáculo não está lá dentro, mas na calçada. Amanhã, se me deixarem, entrarei. E então talvez eu descubra que o circo, visto de dentro, é ainda mais circense.
Mas, pensando bem... estarei no circo amanhã. Só o tempo dirá se como participante ou como convidado especial.
