
O primeiro-ministro sempre foi evasivo, mas mudanças repentinas de política tão cedo são um presságio de problemas.
Cobertura especial do Reino Unido
Bem, é uma velha piada que remonta às campanhas (fracassadas) de Andy Burnham para a liderança do Partido Trabalhista. Ele é acusado há tempos de dizer às pessoas o que elas querem ouvir, de ser um camaleão político. Mas ninguém esperava que ele elevasse isso a um princípio de governo. Em relação a impostos, nacionalizações, infraestrutura e União Europeia, Burnham é, como se diz em Manchester, completamente indeciso.
Seu antecessor, Sir Keir Starmer, ficou conhecido por suas mudanças repentinas de política em questões como o auxílio para aquecimento no inverno para aposentados e as tentativas de cortar gastos com assistência social. Mas pelo menos Starmer esperou até que houvesse uma rebelião em seu partido antes de abandonar a política em questão. Andy Burnham tem feito mudanças de rumo vertiginosas mesmo antes do retorno dos parlamentares do recesso de verão.
Esta semana, veio à tona que seu programa de construção de casas, avaliado em bilhões de libras, não será liderado pelos conselhos municipais, afinal. Em vez disso, os conselhos serão financiados juntamente com associações de habitação, construtoras e outros "parceiros estratégicos" — os mesmos órgãos que vêm construindo moradias nos últimos anos, ou deixando de fazê-lo.
A equipe de Burnham insiste que muitas das 70.000 novas casas do primeiro lote serão destinadas a aluguel social — um pouco mais da metade, na verdade. Mas o objetivo da promessa de casas populares era justamente que as autoridades locais eleitas ficassem responsáveis por essa bonança da construção, como aconteceu após a Segunda Guerra Mundial. Claramente, isso não acontecerá.
Talvez seja até melhor assim, já que as câmaras municipais, especialmente as trabalhistas, não são exatamente conhecidas por sua eficiência na gestão de projetos de infraestrutura. Mas esse não é o ponto. É uma forma estranha de restaurar a confiança pública na política fazer declarações grandiosas que não duram mais do que um ciclo de notícias.
Recuar da nacionalização da problemática Thames Water, juntamente com outras empresas de serviços públicos privatizadas, provavelmente também é uma decisão sábia. Colocar a Thames sob controle público custaria cerca de 2 bilhões de libras esterlinas inicialmente, provocaria uma série de ações judiciais de credores e acionistas e tornaria o governo o bode expiatório para cada perda de água potável ou vazamento de esgoto dessa empresa indisciplinada.
A propriedade pública é absolutamente uma opção. Eu diria que, no caso da Thames Water, é isso que deveria ser feito".
Ele defende há muito tempo a reestatização das empresas de serviços públicos porque "os acionistas nunca perdem e os consumidores nunca ganham".
Diga isso aos acionistas da Thames Water, como o Universities Superannuation Scheme, que já viram suas participações acionárias reduzidas a quase zero em sucessivas baixas contábeis. A privatização pode ou não ter sido um erro sob o governo de Margaret Thatcher — inimiga pública número um de Burnham —, mas afirmar que os acionistas nunca perdem revela uma ignorância assombrosa em economia.
Abandonar a nacionalização é apenas a mais recente mudança de posição. No ano passado, Burnham afirmou que queria o Reino Unido de volta à União Europeia. Essa ideia foi descartada durante a campanha eleitoral suplementar em Makerfield. Ele disse que o país não deveria estar "em dívida com os mercados de títulos", para depois reafirmar seu compromisso com as regras fiscais sobre impostos e gastos adotadas por seu antecessor.
Ele também cogitou aumentar o limite de isenção fiscal congelado no imposto de renda — mas acabou desistindo. Disse ser favorável à substituição do imposto municipal por um imposto sobre o valor da terra. Essa proposta desapareceu no ar, assim como sua proposta de revisão da fórmula Barnett, que concede à Escócia uma grande vantagem em gastos públicos em relação à Inglaterra.
Você poderia esperar que isso estivesse incluído no projeto emblemático do primeiro-ministro de descentralizar verbas e poder para as autoridades locais e prefeitos. Mas não. Ele deixou claro, em sua visita ao País de Gales em 27 de agosto, que Barnett não estava em discussão. De fato, observadores começam a se perguntar o que aconteceu com "o maior reequilíbrio de poder que nosso país já viu".
O projeto de lei "Number 10 North" tinha como objetivo "fazer o poder fluir" dos departamentos de Whitehall para todo o país. Os prefeitos ingleses receberiam uma parte do imposto de renda e dos impostos sobre empresas locais. Eles já arrecadam imposto predial, mas Burnham argumentou que isso não era suficiente para gerar "um bom crescimento em todos os CEPs e esperança em todos os corações", como ele disse em uma frase célebre.
Os eleitores britânicos começam perdendo a esperança. Burnham prometeu "um respiro" na crise do custo de vida. Mas seu corte no IVA sobre a eletricidade doméstica foi insignificante em comparação com o mais recente aumento no teto do preço da energia. Um longo e quente verão de seca agora ameaça se transformar em um inverno de descontentamento, à medida que as famílias britânicas enfrentam preços de alimentos e contas de aquecimento cada vez mais altos. Espera-se que sua próxima mudança de posição seja em relação à promessa de não aumentar o imposto de renda dos trabalhadores, herdada de seu antecessor.
Burnham sempre foi considerado uma figura controversa. O ex-ministro das Finanças trabalhista, Alistair Darling, chegou a compará-lo a "um caminhão no gelo" por sua incapacidade de manter um rumo reto. Mas houve um alívio generalizado quando o impopular Starmer renunciou em junho. O governo de Burnham foi lançado em uma onda de boa vontade, inclusive por parte de eleitores não trabalhistas.
Mas os rendimentos dos títulos do governo britânico estão subindo de forma alarmante mais uma vez e agora estão, na verdade, mais altos até do que durante a crise do mercado de títulos há quatro anos, sob o governo da primeira-ministra conservadora Liz Truss. Burnham é o sétimo primeiro-ministro em uma década. A Grã-Bretanha simplesmente não pode se dar ao luxo de ter outro incompetente no número 10 de Downing Street.
