
Onslaught, em cartaz esta semana, deveria ser a escolha perfeita para o início de setembro. Três supersoldados assassinos, resultado de um experimento extragovernamental obscuro, escaparam de um laboratório e estão atacando uma pequena cidade no Novo México. Celeste (interpretada por Adria Arjona), uma atiradora de elite aposentada do Exército e durona, que vive isolada em um parque de trailers, precisa usar sua coragem e experiência para se defender do ataque iminente. Porém, por mais simples que pareça, o filme se mostra desnecessariamente complexo. Em vez de se concentrar na premissa bem definida, ele se fixa em provocar futuras sequências — um sintoma da obsessão por continuações que está afetando até mesmo filmes de gênero menores.
O diretor Adam Wingard já foi um mestre do terror barato. Isso é um elogio; ele surgiu da cena mumblecore de baixo orçamento nos anos 2000 e, em seguida, fez dois filmes de terror impressionantemente grotescos: o slasher You. re Next e o maravilhosamente sórdido e tenso The Guest. Mas Wingard passou anos preso à monotonia das franquias, entregando uma sequência desnecessária de A Bruxa de Blair e dois filmes gigantescos e instantaneamente esquecíveis de Godzilla. Onslaught inicialmente sugere um retorno às origens para o diretor, um retorno aos filmes independentes para maiores de 18 anos, sem o peso de universos cinematográficos. Essa missão, no entanto, parece ter sido um pouco corrompida pelo que Wingard tem feito nesse meio tempo.
Onslaught começa de forma impactante
Sua estética é impecável, com os créditos iniciais se desenrolando como uma frenética sequência de imagens conspiratórias que intercalam trechos de noticiários a cabo com vários presidentes, incluindo Richard Nixon, Bill Clinton e George W. Bush, com filmagens de drones de combates no exterior; toda a sequência parece um delírio febril do início dos anos 2000. Celeste é uma veterana de um combate não especificado no exterior, e o público vislumbra brevemente, em flashbacks, os traumáticos tiroteios que precederam sua dispensa. Vivendo com ela em um parque de trailers no deserto, está um grupo de outros desajustados, incluindo o atrapalhado policial Kovacks (Eric Wareheim) e um velho rabugento chamado Josiah (Reginald VelJohnson).
Para o desgosto de Celeste, seu ex-marido deixa a filha adorável do casal para passar o fim de semana; a tensão, é claro, aumenta rapidamente até culminar em uma violenta invasão.
Parte da minha irritação com o filme, no entanto, vem do entusiasmo que senti pelo seu primeiro ato. O ator Dan Stevens, a essa altura um colaborador de longa data de Wingard (tendo aparecido recentemente no último filme do Godzilla dirigido pelo diretor), usa uma maquiagem assustadora para interpretar o Dr. Hans Kammler; ele é um cientista louco que fala alemão e está encarregado do experimento militar que dá errado. Rebecca Hall, outra veterana de Godzilla, é Hanna, a esposa dominadora do Dr. Kammler — uma mulher durona, fumante inveterada e de salto alto, que ostenta uma autoridade misteriosamente derivada. Seja lá qual for a simulação de laboratório que eles criaram para seus supersoldados aparentemente zumbificados, ela rapidamente desmorona, levando estes últimos a invadir os arredores.
Seguem-se alguns bons tiroteios, e o confronto final entre Celeste e seus amigos do trailer park contra os soldados tem alguns momentos brutais — embora, irritantemente, aconteça à noite, tornando o caos um pouco mais difícil de ver. Mas o roteiro (escrito por Simon Barrett) insinua revelações ao longo do filme, mas não entrega praticamente nenhuma delas. O trabalho de Hanna e do Dr. Kammler permanece nebuloso, e a história de Celeste é apenas vagamente preenchida. Essas lacunas seriam perdoáveis se Onslaught existisse principalmente para entregar a frivolidade na qual Wingard era mestre; em vez disso, termina com um gancho que sugere desenvolvimentos futuros. Em entrevistas, o diretor chegou a insinuar que o filme pertence a um universo compartilhado crescente com You. re Next e The Guest, embora não haja nenhuma evidência real disso na tela.
Não me oponho a que Wingard crie conexões entre suas obras, especialmente se ele pretende fazê-lo de forma mais intencional. No entanto, muitas vezes, Onslaught dá a impressão de estar caminhando nessa direção sem um propósito real. O projeto centrado em Godzilla no qual Wingard investiu nos últimos anos, também conhecido como "Monsterverse", se baseia no tipo de narrativa preguiçosa que filmes feitos para gerar inúmeras sequências costumam apresentar: em vez de um final impactante, o filme se concentra em um grande conflito que introduz novos vilões e possibilidades de crossovers. Talvez Onslaught seja um sucesso grande o suficiente para receber um tratamento semelhante, mesmo que em menor escala. Mais provavelmente, porém, a falta de resolução deixará as pessoas tão insatisfeitas quanto eu.
