
Universidade Tel-Hai de Kiryat Shmona, na Galileia — Um dente de elefante notavelmente preservado, recuperado anteriormente em Gesher Benot Ya’aqov (GBY-NBA) — um sítio pré-histórico no norte de Israel, onde os primeiros humanos fabricavam ferramentas de pedra há cerca de 700.000 anos — permitiu agora aos pesquisadores reconstruir uma paisagem exuberante de bosques, pântanos e cursos d'água do Pleistoceno. As descobertas oferecem um vislumbre raro do ambiente compartilhado por elefantes gigantes e algumas das primeiras populações humanas da região.

Os pesquisadores combinaram diversas técnicas analíticas para reconstruir um ambiente rico em recursos, composto por bosques, pastagens, pântanos e cursos d'água, que ajudou a sustentar tanto grandes mamíferos quanto os primeiros humanos ao longo da ponte terrestre do Levante, que ligava a África à Eurásia.
Publicado na revista Quaternary Science Reviews, o estudo liderado por Hannah Farrell (candidata a doutorado na Universidade de Haifa) concentra-se nas descobertas do sítio arqueológico de GBY-NBA, realizado pelo Prof. Gonen Sharon, da Universidade de Tel-Hai, em Kiryat Shmona, na Galileia, e seus colegas. A pesquisa foca em um molar gigante de elefante e fragmentos de presas descobertos junto a ferramentas de pedra acheulianas em Gesher Benot Ya’aqov (Ponte das Filhas de Jacó), localizado no Vale do Rift do Jordão, ao sul do atual Vale de Hula, no norte de Israel. Os restos mortais pertenciam a um Palaeoloxodon antiquus, o elefante de presas retas, um dos maiores mamíferos terrestres do Pleistoceno.
Em vez de estudar apenas o elefante, os pesquisadores utilizaram o dente como um arquivo biológico para reconstruir o ecossistema mais amplo compartilhado por grandes mamíferos e pelos primeiros fabricantes de ferramentas humanas.
Segundo a professora Sharon, "compreender como os humanos e os animais reagiram às mudanças ambientais há centenas de milhares de anos nos ajuda a entender melhor as forças que moldaram nossa espécie".
Utilizando tomografia computadorizada, reconstrução 3D, análise microscópica de desgaste, geoquímica isotópica e estudos de pólen, a equipe encontrou evidências de uma paisagem duradoura composta por bosques, pastagens, pântanos, rios e habitats de águas rasas. Os valores de isótopos de carbono sugerem que o elefante vivia em um ambiente constantemente bem abastecido de água, enquanto o pólen recuperado dos sedimentos revelou abundante vegetação de zonas úmidas, incluindo juncos, ciperáceas, salgueiros, tamariscos e plantas aquáticas.
Os resultados indicam que a região do Vale de Hula fazia parte de um refúgio ecológico estável dentro do Corredor Levantino, a ponte terrestre que ligava a África à Eurásia. Esses ambientes provavelmente forneciam água e recursos biológicos confiáveis para a vida selvagem e os grupos humanos que transitavam pela região durante o Pleistoceno.
A disponibilidade de água, vegetação e recursos animais moldou os locais onde humanos e animais selvagens puderam sobreviver”, diz Sharon. “Os pântanos, rios e bosques do Vale de Hula ajudaram a sustentar a vida ao longo de um dos primeiros corredores migratórios do mundo, oferecendo uma oportunidade rara de compreender as condições ecológicas que sustentaram tanto animais quanto populações humanas há quase 700.000 anos”.
O estudo foi conduzido pela candidata a doutorado Hannah Farrell, da Universidade de Haifa, em um sítio arqueológico escavado pelo Prof. Gonen Sharon, da Universidade de Tel-Hai, em Kiryat Shmona, na Galileia, em colaboração com Cheryl A. Makarewicz (estudos isotópicos) e Nimrod Marom (arqueozoologia), da Universidade de Haifa, juntamente com Minji Jin e Dafna Langgut (estudos polínicos), da Universidade de Tel Aviv.

A Universidade Tel-Hai de Kiryat Shmona, na Galileia, é uma universidade de pesquisa em rápido crescimento que aborda desafios nas áreas de segurança alimentar, agricultura sustentável, engenharia, inteligência artificial (IA) e muito mais.
Por meio de pesquisa aplicada interdisciplinar, excelência acadêmica em diversas áreas – incluindo humanidades, ciências sociais e educação – bem como estreita colaboração com a indústria e as comunidades, a Universidade Tel-Hai de Kiryat Shmona, na Galileia, está enfrentando alguns dos desafios mais urgentes do século XXI, ao mesmo tempo que posiciona a Galileia como um polo global de inovação. Gonen Sharon, da Universidade Tel-Hai de Kiryat Shmona, na Galileia.
Universidade Tel-Hai de Kiryat Shmona na Galileia e Hannah Farrell, Universidade de Haifa.

A pesquisa se concentra em um molar gigante de elefante e fragmentos de presas descobertos junto a ferramentas de pedra acheulianas em Gesher Benot Ya’aqov, no norte de Israel.

Kiryat Shmona, em comunicado à imprensa da Galileia.
