
O regime sandinista está jogando uma partida crucial hoje na Organização dos Estados Americanos (OEA) para manter seu controle do poder sem grandes dificuldades, apesar de seus esforços para se tornar uma versão tropical da Coreia do Norte de Kim Jong-un. E faz isso como se nada estivesse acontecendo dentro da ditadura dinástica, que desencadeou uma luta interna pelo poder para garantir que Rosario Murillo, esposa de Daniel Ortega, o suceda na presidência. "Feliz aniversário, Camilito... Não... Daniel!", celebrou a mídia estatal o aniversário do neto dos copresidentes, como se em um futuro um tanto distante o pequeno príncipe fosse um candidato ao trono sandinista, onde a retórica religiosa e o esoterismo de Murillo exercem uma forte influência. Como se fossem publicar aqueles cartões de aniversário de gosto duvidoso na revista Hola! das monarquias revolucionárias.
E a criança, que aparece desenhando um coração com as próprias mãos, está completando apenas três anos. O Conselho Permanente da OEA reúne-se nesta sexta-feira, alheio ao amor fraternal que a ditadura alega nutrir pelo seu povo, submetido a um sistema orwelliano de controle social do qual nem mesmo a Igreja Católica escapa. Um país oprimido, sem esperança e também abalado por uma crise econômica interminável, marcada pela perda do poder de compra. A OEA escolheu, nesta ocasião, um mecanismo extraordinário, raramente utilizado, que contará com a participação dos ministros das Relações Exteriores da região para responder à ameaça pública proferida por Ortega em 19 de julho, durante seu discurso em comemoração ao aniversário do triunfo da revolução sandinista.
"Não haverá mais eleições aqui", prometeu o líder, sabendo perfeitamente que as últimas eleições presidenciais, em 2021, foram uma fraude na qual sete candidatos da oposição não participaram por estarem presos pela ditadura. Os sandinistas apresentaram um grupo de figuras falsas da oposição e utilizaram todo o aparato estatal para exibir resultados favoráveis a Ortega, em meio à perseguição contínua da oposição e da dissidência no país. O escândalo internacional em torno das ameaças de Ortega levou Washington e seus novos aliados no Escudo das Américas a forçarem a reunião de hoje, da qual o Brasil participará como último bastião de defesa da ditadura. Marco Rubio, principal articulador da minicúpula, deverá estar presente. "Um projeto de resolução particularmente forte foi divulgado previamente.
A reunião é importante não apenas pela beligerância incomum da OEA em relação à Nicarágua em um contexto de declínio da organização, mas também porque testará a capacidade dos EUA de alinhar todo o continente em torno de suas posições", explicou Elvira Cuadra, diretora do Centro de Estudos Transdisciplinares da América Central, ao EL MUNDO. A socióloga nicaraguense testemunhou como o Secretário-Geral da OEA, Albert Ramdin, tem sido "claro e direto" ao abordar publicamente a situação na Nicarágua, enquanto Washington trabalhava para garantir a aprovação da resolução. Apesar disso, persistem reservas não só por parte do Brasil, mas também do México (os dois principais países que ainda compõem o pequeno bloco de esquerda da Pátria Grande) e de alguns países da América Central.
Tudo isso se desenrola sob o olhar atento da oposição nicaraguense, perseguida a ponto de ser presa e exilada, que considera o encontro em Washington crucial. "O que aconteceu na sexta-feira (hoje) é uma demonstração do compromisso das Américas com a democracia, a liberdade, a justiça e o Estado de Direito na Nicarágua, que atualmente são inexistentes no meu país. É também um teste decisivo para a OEA, dada a incapacidade e a indiferença do multilateralismo. Ortega deve pagar o preço, que até agora tem evitado, por transformar a Nicarágua em uma Coreia do Norte tropical."
"É também uma oportunidade para dar respostas às vítimas, não para fomentar camaradagem com os ditadores", afirma o líder estudantil e ex-preso político exilado nos EUA, Lesther Alemán. O papel de Washington no caso Nicarágua é constantemente debatido dentro da oposição e dos grupos dissidentes. Embora suas forças militares tenham capturado Maduro em 3 de janeiro e seus negociadores tenham aberto diálogos com o círculo íntimo de Raúl Castro, com constantes ameaças militares e sanções, na Nicarágua o caminho mais enérgico, por ora, é o proposto pela OEA. "Diante dessa deriva totalitária, propomos a máxima pressão internacional para superar o equilíbrio de poder que move as engrenagens dentro do regime, a fim de gerar abertura, por meio de possíveis negociações, com garantias de cumprimento, para estabelecer o caminho da transição que passa por uma porta: eleições livres.
"Em uma terceira fase, falaríamos sobre a reconstrução das instituições, que não existem na Nicarágua", resumiu Alemán a este jornal. Enquanto isso, o Departamento de Estado já tem sua diplomata, Natasha Franceschi, conhecida por suas habilidades de negociação, pronta para assumir o cargo de embaixadora em Manágua. "Manterei a pressão diplomática para alcançar uma solução na Nicarágua que promova a prosperidade e a segurança americanas", disse Franceschi ao Senado, que aprovou sua nomeação na noite de quarta-feira. O liberal Juan Sebastián Chamorro, um dos candidatos à presidência que acabou preso por Ortega, também discursou perante o Senado americano na quarta-feira para alertá-los de que as ações contra o sandinismo só serão eficazes se tiverem consequências. "A Nicarágua precisa voltar ao centro das atenções", ordenou o senador John Curtis, que presidiu a audiência parlamentar.
"Os EUA estão empregando todos os seus recursos para reconstruir sua hegemonia no hemisfério, particularmente na chamada Grande Bacia do Caribe; portanto, o secretário Marco Rubio está constantemente visitando a região, como fez recentemente na América do Sul, para reconstruir suas alianças", conclui Cuadra.
