Arsenal de Coto: Documentos revelam ligação de Cristian Ritondo com a Polícia Provincial de Buenos Aires

✍️ Redação AR NEWS 24H ⏱️ 7 min de leitura
Arsenal de Coto: Documentos revelam ligação de Cristian Ritondo com a Polícia Provincial de Buenos Aires

Judicial

O caso relativo ao arsenal encontrado nos armazéns de Alfredo Coto retornou ao Tribunal Federal de Cassação. O tribunal já havia anulado a absolvição inicial dos empresários em 2013 e ordenado que o caso prosseguisse para julgamento; agora, revisará a segunda absolvição, emitida em agosto deste ano. Enquanto o tribunal decide se os Coto são responsáveis pelas 227 granadas e armas encontradas em 2016, documentos internos da Polícia Federal argentina, aos quais o REALPOLITIK teve acesso, reconstroem a origem do material: a corporação descartou a propriedade do material; as etiquetas nos contêineres indicavam uma compra pela Secretaria de Segurança da Província de Buenos Aires, anteriormente chefiada por Cristian Ritondo; e, em 2019, o relatório do caso chegou à unidade anticorrupção, então dirigida por Damián Arabia, dentro do ministério de Patricia Bullrich.

Um caso com reviravoltas

Em 30 de agosto de 2016, inspetores da ANMaC (atual RENAR) inspecionaram a filial do supermercado Coto, localizada na Rua Paysandú, 1800, no bairro de Caballito. Nos depósitos da empresa, encontraram 227 granadas, 41 projéteis de gás lacrimogêneo, 27 armas de fogo, dois lançadores, 3.886 cartuchos de munição, coletes à prova de balas, capacetes, escudos antimotim e um silenciador. Esse equipamento, destinado ao uso exclusivo das forças de segurança, estava armazenado em mãos privadas.

Em 2018, o juiz Sebastián Ramos indiciou Alfredo e Germán Coto, presidente e vice-presidente da empresa, respectivamente, por posse ilegal de materiais explosivos, armazenamento de armas e falsificação de números de série. Em novembro de 2022, a Primeira Câmara do Tribunal Federal arquivou as acusações contra eles. Em 14 de abril de 2023, a Quarta Câmara do Tribunal Federal de Cassação (Gustavo Hornos, Mariano Borinsky e Javier Carbajo) anulou esses arquivamentos devido a uma "análise fragmentada das provas", argumentando que havia provas suficientes para levar os réus a julgamento. O Supremo Tribunal Federal rejeitou os recursos da defesa e a reabertura do caso tornou-se definitiva.

A terceira rodada ocorreu este ano. Em 18 de agosto, a Câmara I do Tribunal Federal rejeitou novamente as acusações contra Alfredo e Germán Coto, dois gerentes, o ex-chefe de segurança e um oficial da Prefeitura Naval Argentina.

Os juízes não alegaram que o arsenal era falso; aceitaram como provado que as armas e os explosivos estavam lá, ilegalmente. Argumentaram algo bastante surpreendente: que não havia provas de que a família Coto tivesse lidado pessoalmente com o local, que a acusação se baseava unicamente em seus cargos dentro da empresa e que, em uma corporação tão grande, é irreal esperar que os proprietários supervisionem cada depósito. Os gerentes foram absolvidos por outro motivo: já haviam sido julgados pelo mesmo crime, e a lei proíbe que uma pessoa seja julgada duas vezes pelo mesmo delito, devido ao princípio constitucional da dupla punição pelo mesmo crime.

No entanto, o procurador José Luis Agüero Iturbe não aceitou essa decisão. Em 16 de setembro deste ano, o próprio tribunal acatou seu recurso: o caso seguirá para a Câmara de Cassação Criminal, especificamente a Câmara IV (Hornos, Borinsky e Carbajo), os mesmos juízes que em 2023 já haviam decidido que o caso deveria ir a julgamento.

O que a PFA não comprou

De onde veio esse material? A primeira resposta veio da própria Polícia Federal, e foi negativa. Um memorando da sua Direção-Geral de Assuntos Jurídicos, datado de 31 de maio de 2018, ao qual o REALPOLITIK teve acesso e publicou em setembro, informa que a Divisão de Contratação dessa força não havia comprado ou importado granadas com as características das encontradas em Coto.

Além disso, em 29 de maio de 2018, a Gendarmaria Nacional Argentina realizou uma operação nessa divisão em busca de documentação referente à aquisição e ao contrato direto nº 214/07. O resultado foi negativo: o material não constava como tendo sido adquirido pela Polícia Federal, e o contrato também não era deles.

A polícia também tinha seu próprio réu no caso: o comissário Carlos Fernando Emilio López Vázquez, chefe da Divisão de Armas e Munições, prestou depoimento em 16 de maio de 2018 perante o juiz Ramos. Ele foi absolvido em outubro de 2018.

A etapa de Buenos Aires

Se a Polícia Federal não comprou esse material, quem comprou? A resposta estava nos próprios contêineres apreendidos. Os rótulos de dois tambores encontrados no supermercado Coto indicavam o contrato direto 214/07 e um número de arquivo. Um segundo memorando da Polícia Federal (ME-2018-52991463-APN-DGAJ#PFA, datado de 19 de outubro de 2018 e assinado pelo Comissário-Chefe Sergio Gabriel Usai) relata que o tribunal buscou essa informação e a encontrou no Diário Oficial da Província de Buenos Aires. Lá, encontraram o Decreto 2801 de 2007, que autorizava a compra de granadas de gás lacrimogêneo, granadas táticas e cartuchos para seu lançamento.

O rastro levou à província de Buenos Aires. Em 4 de junho de 2018, o tribunal obteve o processo original referente à compra: o contrato direto 214/07 havia sido concedido pelo Ministério da Segurança de Buenos Aires para a sua força policial. Em outras palavras, a questão da origem já estava respondida: o equipamento pertencia à província. E anos depois, isso foi confirmado por um tribunal: em sua sentença de 2023, o Tribunal de Cassação estabeleceu que as 226 granadas de controle de distúrbios encontradas nos armazéns de Coto eram propriedade do Ministério da Segurança de Buenos Aires. Equipamento adquirido com verbas públicas, para uso exclusivo das forças de segurança, armazenado em posse de uma empresa privada.

A decisão do juiz Ramos, de 18 de outubro de 2018, demonstra a abrangência dessa abordagem. Naquele dia, ele indiciou Alfredo e Germán Coto, intimou a inspetora de polícia Estelita Eufracia Herrera (chefe do Departamento de Armas e Proteção Pessoal da Polícia Provincial de Buenos Aires, responsável pela custódia desse material) para interrogatório, solicitou que a província informasse o paradeiro de todo o equipamento adquirido e ordenou, com urgência, que o fornecedor, Sociedad Internacional de Representaciones SA (SIR), apresentasse ao ministério provincial a documentação comprovando a entrega desse material.

A compra ocorreu em 2007. Mas a descoberta, em agosto de 2016, e as ordens judiciais à província, em 2018, aconteceram com Cristian Ritondo à frente do Ministério da Segurança de Buenos Aires, durante toda a administração de María Eugenia Vidal como governadora da província de Buenos Aires, entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019. Era o seu ministério que tinha de responder pelo que havia acontecido ao material adquirido pela força policial que ele comandava.

Uma fonte que trabalhou no escritório principal de Coto durante esses anos, falando sob condição de anonimato, garantiu a esta publicação que viu Ritondo lá pelo menos duas vezes durante esse período.

O relatório para Damien Arabia

O caso também passou pelo Ministério da Segurança Nacional, e é lá que aparece o terceiro documento. Em 23 de janeiro de 2019, o Comissário-Chefe Daniel Jorge Favale, da Direção-Geral de Responsabilidade Profissional da Polícia Federal, assinou a nota nº 2019-04468566-APN-DGRP#PFA endereçada a Damián Arabia, então Diretor de Prevenção da Corrupção e Testes de Integridade do ministério chefiado por Patricia Bullrich.

O memorando foi uma resposta a uma solicitação do ministério referente aos fatos, ao andamento do caso e à situação jurídica do acusado. Detalha o inventário apreendido em um depósito da Coto na Rua Espinosa, 1960 (14 espingardas, uma submetralhadora, quatro pistolas, três revólveres, 6.500 cartuchos de munição, lançadores de granadas, coletes à prova de balas e equipamentos antimotim) e afirma que essas armas não estavam registradas no sistema de registro SIGIMAC. Informa ainda que a investigação administrativa interna da Polícia Federal, iniciada em novembro de 2016, foi encaminhada às instâncias superiores com um "Parecer Resoluto" datado de 5 de dezembro de 2018.

As autoridades federais estavam investigando como equipamentos provinciais foram parar nos armazéns do supermercado Coto. A unidade nacional especializada em detecção de corrupção nas forças de segurança recebeu um relatório detalhando o arsenal não registrado, o andamento da investigação interna e a situação jurídica de todos os acusados. Esta publicação, no entanto, não conseguiu localizar nenhum documento que descrevesse o que foi feito com essas informações. Após deixar o partido PRO em 2025, Arabia juntou-se ao grupo político de Javier Milei e atualmente é membro do bloco La Libertad Avanza na Câmara dos Deputados.

Enquanto o Tribunal de Cassação decide se a absolvição se mantém, as provas documentais deixam três questões sem resposta: Que informações a província forneceu relativamente ao destino do material adquirido em 2007? Que documentação forneceu o fornecedor relativamente a essa entrega? Quais foram as conclusões da investigação interna da Polícia Federal, cujos resultados foram comunicados ao Ministério da Segurança Nacional?

AR NEWS 24H - Adicione como fonte preferida no Google
Adicione o AR NEWS como fonte favorita no Google News
🌐 Traduzido e adaptado
Adicionar como fonte preferida
AR NEWS 24H
Adicionar

Postar um comentário

0Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.