A ala esquerda de Sánchez retorna a 1934, a caminho de 1936

✍️ Redação AR NEWS 24H ⏱️ 5 min de leitura
A ala esquerda de Sánchez retorna a 1934, a caminho de 1936

A guerra civil de 1936 eclodiu após um processo de degradação da vida pública espanhola, de incompatibilidade da vida privada de grande parte da população com o novo regime, que teve início com a queima de igrejas logo após a proclamação. Segunda República, uma afronta deliberadamente infligida aos católicos, e prosseguiu com a Lei de Defesa da República, que privou a imprensa oposicionista de direitos fundamentais. O ponto de virada crucial, após a vitória eleitoral da direita em 1933, foi o golpe. Estado do PSOE e da ERC em outubro de 1934, que demonstrou que a esquerda, especialmente, mas não exclusivamente, os nacionalistas, recusava-se a aceitar a perda do poder nas urnas.

O golpe fracassou, mas, aproveitando-se da eleição antecipada, imprudente e desnecessária, convocada por Alcalá Zamora, a esquerda conseguiu reorganizar-se como Frente Popular, com uma plataforma que, na realidade, reafirmava o golpe de 1934. Em seguida, veio o roubo das eleições de fevereiro de 1936 e a frenética sucessão de ataques, roubos e confiscos de terras, com centenas de mortes, culminando no assassinato de Calvo Sotelo pelos guarda-costas de Prieto. Isso finalmente convenceu o hesitante Franco a aderir ao golpe de 18 de julho e a liderar e vencer a subsequente guerra civil. Não foi um golpe contra a democracia, porque a democracia não existia. Foi uma guerra em defesa da nação e da religião contra o comunismo. Ao contrário da Rússia em 1917 e do México em 1927, a direita venceu. A minoria violenta teve que convencer uma certa maioria.

Mas, para chegar a esse ponto, as minorias extremistas, especialmente à esquerda, primeiro tiveram que convencer as massas mais amplas de que o extermínio dos espanhóis de direita era essencial. Para a minoria socialista, comunista e anarquista, isso poderia ter sido desejável, mas a maioria daqueles que votaram na esquerda teve que ser convencida de que era necessário. A Espanha, ao contrário do que se costuma dizer, era ou é um país bastante pacífico na década de 1930. As Guerras Carlistas eram uma lembrança distante, e ainda mais distante a Guerra da Independência contra o genocida Napoleão. Na segunda década do século, a Espanha havia sido a economia de crescimento mais rápido do mundo, e tudo — exceto suas instituições, que vinham cambaleando desde 1917, brilhantemente estudadas por Roberto Villa (1917.

O Estado Catalão e o Soviete Espanhol, Espasa, 2021) — tornava bastante possível que o regime republicano, se tivesse sido um projeto verdadeiramente nacional, tivesse se consolidado. Não se consolidou, nem para toda a Espanha, nem para metade dela e, em última análise, nem para ninguém. As memórias de vários escritores descrevem como, durante a chamada "primavera trágica" de 1936, portar uma pistola, mesmo no bolso de trás, tornou-se comum, revelando uma propensão tanto entre comunistas quanto entre fascistas a matar, embora não se matassem uns aos outros. Este é um detalhe significativo. Aqueles que se conheciam não se mataram.

Mas a partir de 1934, e com a subsequente repressão, como Pío Moa estudou de forma decisiva, a propaganda comunista, e posteriormente a de todos os movimentos de esquerda, concentrou-se em denunciar — muitas vezes exageradamente, quando não inventada — a tortura que as mulheres supostamente sofreram durante a repressão do golpe de 1934, apresentada meramente como uma rebelião operária nas Astúrias, o que nunca foi. A guerra civil que a esquerda provocou, mas não conseguiu vencer: esta foi a chave para a campanha eleitoral de 1936, que foi roubada pela Frente Popular. Mas de fevereiro a julho, como evidenciado pelos discursos de Gil Robles e Calvo Sotelo nas Cortes, a esquerda no poder apoiava agressões, roubos e assassinatos com motivação política.

E nada demonstra isso melhor do que a escandalosa falta de interesse em investigar o assassinato de Calvo Sotelo, que pode ser entendido como a provocação final ao Exército, que hesitava em se insurgir. E foi uma estratégia bem planejada, porque sem uma série quase milagrosa de circunstâncias militares favoráveis, a revolta jamais teria tido sucesso, nem mesmo parcialmente.

A habilidosa dispersão dos generais mais importantes, ou seja, mais perigosos, foi eficaz, e sem o assassinato de Calvo Sotelo, os rebeldes jamais teriam iniciado uma guerra que, de qualquer forma, sabiam muito bem desde o princípio que poderiam perder. Essa semeadura do ódio contra o adversário político é o que distingue Sánchez de outros governos e o aproxima da ala esquerda. Segunda República. Não que Zapatero tivesse um roteiro diferente, mas a intensidade não era a mesma de hoje. Basta comparar a campanha dos artistas de esquerda com a que está sendo feita hoje pela televisão e pelos discursos do governo e seus aliados para perceber que a esquerda retornou a 1936. Estão tentando vencer a guerra civil de 90 anos atrás, que eles mesmos provocaram e mereceram perder.

O espetáculo grotesco de Maricarmen e da turba madrilena: a demonstração grotesca de ódio e a acusação contra a direita de tê-la assassinado após a morte de Maricarmen, feita por Sánchez e seus parceiros, especialmente o discurso do mafioso Bergerot na Assembleia de Madri ameaçando o governo Ayuso: "Não haverá paz nas ruas de Madri", demonstram a violência que alimenta aqueles que podem perder as eleições. O mesmo se aplica à condenação do Parlamento por Sánchez por "não representar o povo" e à aprovação de decretos-lei flagrantemente ilegais. Tudo aponta para uma esquerda radicalizada, contrária a qualquer tipo de convivência democrática, ao mínimo respeito à lei que se pode esperar dos partidos que nós, espanhóis, elegemos, e a um mínimo de normalidade na vida cotidiana após 29 de novembro.

Como um ditador, se fraudar as eleições, ou como o líder da subversão — não da oposição — se perder, Sánchez, com o partido da ETA e os separatistas catalães, quer reduzir a Espanha a cinzas, só para impedir que a direita governe. Essa quadrilha de indivíduos incompetentes e zelosamente criminosos — veja-se o caso do juiz Biedma, que, antes de ficar desempregado, preferia fazer guerra. Tudo para evitar a prisão. A verdadeira possibilidade e a obrigação moral de impedir isso estão nas mãos dos eleitores em novembro e nas do novo governo.

AR NEWS 24H - Adicione como fonte preferida no Google
Adicione o AR NEWS como fonte favorita no Google News
🌐 Traduzido e adaptado
Adicionar como fonte preferida
AR NEWS 24H
Adicionar

Postar um comentário

0Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.