
Você já trabalhou para os serviços de inteligência marroquinos?”
A pergunta feita pela promotoria particular a um dos três marroquinos interrogados ontem no Tribunal Nacional reflete o ceticismo com que o tribunal recebeu a declaração do ex-gendarme que chegou a nado a Ceuta em 30 de julho, nas primeiras horas da onda migratória. Hichamel B. compareceu perante a juíza María Tardón para ratificar sua declaração à Polícia Nacional, onde identificou vários comandantes da polícia marroquina e do Ministério do Interior na área da fronteira no dia em que a cruzou. Depois de responder às perguntas da juíza e da promotora na mesma linha, ele respondeu à pergunta do advogado de Hazte O'Ror, Javier María Pérez-Roldán. Ele disse que "nunca" trabalhou para os serviços de inteligência marroquinos, embora tenha esclarecido que, quando estava lotado no aeroporto de Marrakech, eles "coordenavam e mantinham um relacionamento".
O advogado — representando a Iustitia Europa, organização que coordena as ações penais privadas — questionou então a alegada primeira tentativa frustrada de entrar em Ceuta, supostamente ocorrida em 27 de julho. Segundo seu depoimento, ele foi interceptado no mar por uma lancha de patrulha marroquina, levado de volta à costa e colocado em um ônibus. De carro e trem, acabou retornando à fronteira. "Em relação à sua primeira tentativa, o senhor tem extratos bancários, passagens de hotel, alguma forma de comprovar que ele fez essa viagem?"
Naquele momento, ele não tinha "nada", respondeu a testemunha, que alguns membros da promotoria consideram um provável "infiltrado" de Rabat.
O advogado da promotoria indicou ter "sérias dúvidas" sobre a veracidade do relato, mas o juiz Tardón não permitiu que ele prosseguisse nesse assunto, indicando que não havia provas que sustentassem a alegação. As perguntas do advogado da Prefeitura de Ceuta, que atua como promotora privada, também refletiram dúvidas. "Ele se demitiu do cargo de gendarme ou desertou?", perguntou o advogado. O juiz Tardón interveio novamente para interromper qualquer informação irrelevante. Os três marroquinos prestaram depoimento por videoconferência de Ceuta, com um tradutor. Um deles, Ziyad Y., explicou que em 30 de julho viu um "informante" marroquino "em território de Ceuta", segundo fontes familiarizadas com o depoimento. O advogado de Ceuta perguntou se, na cidade autônoma, ele havia visto algum militar, funcionário ou policial marroquino. "Sim", respondeu.
Ele viu "um homem de Rincón várias vezes em território de Ceuta", referindo-se a uma cidade marroquina a 25 quilômetros da cidade espanhola. O mkadam é uma figura descrita como "um funcionário, pago pela prefeitura", responsável por denunciar às autoridades as irregularidades que detecta em sua área designada, como casos de comércio ambulante, etc. "Ele é como um informante da polícia; muitas vezes é chamado de dedo-duro", explicou a testemunha.
Ele acrescentou que, durante o pico da onda migratória, "esses mkadam foram levados à fronteira para identificar os que a cruzavam, porque conhecem as pessoas".
As três testemunhas reconheceram policiais e agentes de segurança marroquinos nas imagens que lhes foram mostradas no Tribunal Nacional. Isso já havia sido feito na semana anterior, em seus depoimentos aos agentes do Centro Nacional de Imigração e Fronteiras (Cenif), a quem o juiz incumbiu de identificar os supostos "facilitadores" do fluxo migratório. O próprio Ziyad reconheceu, por exemplo, a fotografia do "chefe de polícia da cidade de Rincón", embora não o tenha visto pessoalmente na fronteira naquele dia, nem nenhum dos outros migrantes retratados na área, cujas imagens também lhe foram mostradas. Quanto às identificações, o depoimento mais relevante foi o do ex-gendarme sob suspeita. Ele confirmou ter visto o bacha (chefe de polícia) da cidade de Fnideq/Castillejos na região da fronteira.
Em resposta às perguntas do juiz Tardón, ele esclareceu ser "o representante do Ministério do Interior na cidade" e que sua função era "a organização das forças locais e da gendarmaria."
Dois membros da Cenif também compareceram perante Tardón ontem. Um deles explicou que perguntou ao seu superior se tudo deveria continuar "normalmente". "Devemos continuar deixando-os entrar?" "Enquanto a Delegação do Governo não disser nada, tudo continua normalmente", foi a resposta que recebeu por telefone, a qual o juiz Tardón lhe pediu para fornecer. Naquela manhã, ele também conversou na fronteira com "Mustafa", um chefe de polícia marroquino que lhe garantiu que tudo estava "normal", embora centenas de entradas não autorizadas já estivessem ocorrendo. "Fiquei bastante irritado. Pelas câmeras, vi pessoas entrando pelo quebra-mar, caminhando..."
