
Faltam menos de 24 horas para uma das reuniões de gabinete mais cruciais do parlamento, e a esquerda exerce pressão máxima sobre o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) para garantir que o decreto-lei sobre medidas habitacionais não se torne apenas uma "solução paliativa."
Fortalecidos pelo acampamento na Puerta del Sol, em Madri, organizado pelo Sindicato dos Inquilinos, e com um clima social extremamente tenso após o brutal despejo de Maricarmen, o partido Sumar e os parceiros parlamentares de Pedro Sánchez estão jogando suas cartas para forçar a ala socialista a adotar medidas mais drásticas em relação à proteção contra despejos, contratos de aluguel e regulamentação de apartamentos turísticos e de temporada. É aí que a batalha está sendo travada. O Sumar, que faz parte do governo, e os principais parceiros de esquerda de Sánchez, como ERC, EH Bildu, Podemos, Compromís e BNG, buscaram unir forças e projetar uma imagem de unidade com uma coletiva de imprensa conjunta. O objetivo é pressionar o PSOE a aceitar um pacote de medidas "contra a especulação", dada a influência que Junts exerce nas negociações.
O governo está pressionado pela necessidade de votos, tanto da esquerda quanto da direita. Precisa dos separatistas catalães, assim como do PNV, para validar o decreto-lei real que será aprovado nesta terça-feira no Conselho. Mas, ao mesmo tempo, a esquerda não aceitará quaisquer concessões e exige ambição e medidas decisivas. A facção Sumar dentro do governo é a primeira a exercer pressão nas negociações lideradas pelo Ministério dos Direitos Sociais, chefiado por Pablo Bustinduy. Sua mensagem é que um acordo com o PSOE está, no momento, "muito longe" de acontecer. Para saber mais: Política. 'Sequestramos Sol, paguem o resgate ou vocês estão acabados': um cerco do governo progressista para se diferenciar do movimento 15-M. Escrito por: LUIS FERNANDO LÓPEZ Madrid.
'Sequestramos Sol, paguem o resgate ou estão todos acabados': um cerco do governo progressista para se diferenciar do movimento 15-M. Terra de ninguém. Nem mesmo 5.000 lojas em Sol farão Sánchez construir uma única casa. Por ROBERTO BENITO Madrid. Nem mesmo 5. Fontes do partido minoritário enfatizam que o problema se concentra nestes pontos: "proteção total contra despejos, regulamentação da sazonalidade e dos quartos, prorrogação de contratos, combate à fraude em apartamentos turísticos e renovação de contratos".

As fontes consultadas pela Sumar alertam que esses elementos são "fundamentais" para "enfrentar a crise habitacional" e, portanto, avisam ao PSOE que não permitirão que sejam "diluídos". "Grito das ruas."
A Sumar está usando as horas restantes do dia para tentar convencer o PSOE a adotar sua posição e está jogando a carta da firmeza. Isso se aplica tanto ao Conselho de Ministros quanto a qualquer votação futura no Congresso. "Não vamos validar um texto que não esteja à altura dos padrões exigidos pelo público", afirmam fontes oficiais, "o decreto deve atender ao clamor popular."
O Podemos, um dos atores parlamentares que mais complicam as negociações para o governo e cujos votos são cruciais para sua ratificação, está se entrincheirando em suas posições mais extremas. O partido roxo adverte o PSOE de que o objetivo do texto deve ser "acabar com a especulação" e pressiona o partido para que não "tente forçar uma absorção" dos grupos parlamentares. "Se o governo pretende emitir um decreto mínimo que não aborde a especulação, estará cometendo o mesmo erro novamente", declarou o porta-voz do Podemos, Pablo Fernández, que enfatizou que Sánchez deve aprovar um decreto que enfrente o problema da habitação, e não um que "melhore a imagem" ou "encubra" o governo. Nesse sentido, o Podemos se mantém firme: o texto não pode incluir a Lei da Terra, como foi proposto há algumas semanas, porque, argumentam, ela incentiva a especulação.
Além disso, o partido Podemos acredita que, para o decreto "não ser apenas um paliativo", é necessário incluir medidas como: a redução legal dos preços dos aluguéis, a proibição da compra de imóveis "que não sejam para uso próprio", a "expropriação" de imóveis pertencentes a fundos abutres (que eles estimam em mais de 650 mil) e a proibição de despejos sem moradia alternativa. O Podemos considera as propostas divulgadas nas últimas horas pelo Ministério da Habitação "completamente insuficientes", pois não "acabariam com a especulação" nem impediriam que o mercado imobiliário continuasse sendo um "negócio."

Fernández explicou em coletiva de imprensa que seu partido está disposto a "ouvir", mas que o governo precisa entender que precisa "estar à altura da situação" e que o que está oferecendo atualmente não corresponde ao que eles desejam.
