'Não aguentamos mais': Vendedores ambulantes do Haiti protestam contra a guerra entre gangues

✍️ Redação AR NEWS 24H ⏱️ 7 min de leitura
'Não aguentamos mais': Vendedores ambulantes do Haiti protestam contra a guerra entre gangues

A instabilidade crônica e a falta de infraestrutura no Haiti dificultam a atração de investimentos estrangeiros que poderiam gerar empregos. Como resultado, o setor informal é o motor da economia haitiana, com muitos comerciantes — principalmente mulheres — dependendo dele para ganhar a vida e sustentar suas famílias.

Em nenhum lugar isso é mais evidente do que na capital do país, pois, embora exista um setor industrial local, ele é muito pequeno para atender às necessidades de emprego da população. Como outras grandes cidades da ilha, Porto Príncipe funciona como um enorme mercado a céu aberto. Vendedores ambulantes se instalam em todos os lugares: nas ruas, calçadas, em frente a casas e armazéns, e em locais movimentados como estações de ônibus, áreas comerciais e perto de repartições públicas. Eles vendem mantimentos, produtos agrícolas, frutas e verduras, comida de rua, cosméticos, medicamentos e todo tipo de mercadoria importada, tanto nova quanto usada.

No entanto, devido ao aumento da atividade de gangues, as duas principais regiões que abastecem Porto Príncipe com alimentos foram isoladas. As duas principais estradas que ligam o sul e o norte da cidade são controladas por diversos grupos da coalizão criminosa Viv Ansanm, que instalaram postos de pedágio ilegais ao longo dessas rotas para extorquir motoristas e vendedores.

Confrontos violentos frequentemente irrompem nessas estradas, colocando a vida dos agricultores rurais em constante perigo enquanto tentam levar seus produtos ao mercado. As taxas cobradas por gangues fizeram os preços dos alimentos dispararem e a produção agrícola local caiu drasticamente. Importantes centros agrícolas no departamento de Artibonite e em partes do departamento de Centre estão agora sob controle de gangues, com grupos armados expulsando agricultores, destruindo plantações e incendiando casas.

Com a escalada da violência de gangues em todo o país, os vendedores ambulantes de bairros de baixa renda estão entre os mais afetados. Gangues incendiaram mercados públicos e destruíram comércios e mercadorias. A violência transformou os pontos de venda habituais em áreas perigosas, palco de tiroteios constantes, expulsando os vendedores. Muitos tiveram suas casas saqueadas ou incendiadas, sobreviveram à violência física e perderam entes queridos. Inúmeros pequenos comerciantes, que perderam tudo, foram forçados a viver em campos de deslocados.

Do início de agosto até setembro de 2026, dezenas de vendedores ambulantes que costumavam exercer suas atividades em áreas como Marché Salomon, Portail Léogâne e Champ de Mars protestaram como o Collectif des Citoyens du Secteur Informel Haïtien et des Petites Entreprises (CCIHPE), na esperança de obter o apoio do governo haitiano.

Contudo, mesmo com os protestos dos vendedores ambulantes, os ataques violentos continuam. No município rural de Kenscoff, situado em alta altitude e importante centro agrícola, a violência entre gangues aumentou entre 23 e 24 de agosto, resultando em dezenas de mortes e no sequestro de mais de 60 pessoas.

Em meio à contínua atividade de gangues, o governo e o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) iniciaram o processo eleitoral do país, abrindo o cadastro de eleitores e candidatos e definindo a data das eleições gerais para 13 de dezembro. No entanto, a incerteza paira sobre as próximas eleições, visto que grandes partes de Porto Príncipe e outras regiões permanecem sob o controle de gangues.

Marché Salomon e Portail Léogâne estavam entre as áreas que sofreram intensos ataques de gangues. Localizado ao sul de Porto Príncipe, Marché Salomon fica a cerca de dois ou três quilômetros de dois importantes redutos de gangues — Grand Ravine e Village de Dieu, áreas controladas pelos líderes Renel Destina, vulgo "Kaporal Lapli" ou "Ti Lapli", e Johnson André, vulgo "Izo 5 Second", ambos membros da Viv Ansanm.

Essa mesma realidade se repete no Champ de Mars, uma importante praça pública cercada por diversos prédios governamentais, incluindo o Palácio Nacional. Outrora uma área de lazer movimentada, onde vendedores tinham espaços reservados para vender comidas e bebidas, agora é palco de frequentes confrontos armados entre gangues armadas e a Polícia Nacional Haitiana (PNH), tornando a praça inacessível para os vendedores. (Nos últimos meses, algumas pessoas começaram retornando à área do Champ de Mars, mas a situação continua insegura).

Atualmente, gangues controlam mais de 70% da capital, com a grande maioria dos bairros dominada por grupos armados.

Para exigir uma ação do governo, os vendedores têm organizado protestos de rua regulares e, em 20 de setembro, voltaram às ruas, marchando pelo centro de Porto Príncipe. Dezenas de manifestantes carregavam faixas com reivindicações que incluíam pedidos de alívio tributário, segurança, apoio estatal, justiça e reparações, auxílio financeiro e acesso à educação para seus filhos.

Os manifestantes entoavam slogans como "Não aguentamos mais", "Governo, diga alguma coisa", "Precisamos de justiça", "Precisamos de segurança" e "A fome está nos matando".

A multidão finalmente parou em frente ao complexo de edifícios na Avenida Charles Sumner, que abriga o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério de Assuntos Sociais e Trabalho e o Ministério da Economia e Finanças. Os manifestantes também fizeram questão de se posicionar em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro Alix Didier Fils-Aimé, onde organizadores e participantes fizeram declarações.

Hoje estamos em frente ao Ministério de Assuntos Sociais, onde o dinheiro destinado à revitalização da economia no programa pré-COP, onde esses 21 bilhões de gourdes foram gastos, deixou 80% da economia, ou seja, o setor informal, sem receber um centavo sequer. Hoje, pediremos à ULCC que questione o Estado haitiano, de Ariel Henry a Didier Fils Aime, para que nos informem quanto desse dinheiro ainda resta e como ele foi gasto.
Hoje estamos em frente ao Ministério de Assuntos Sociais. Onde está o dinheiro que foi destinado à retomada da economia por meio do programa PRECOP? Para onde foram esses 21 bilhões de gourdes? O setor informal, que representa 80% da economia, não recebeu um único dólar. Hoje, vamos pedir à ULCC [Unidade de Luta Contra a Corrupção, unidade anticorrupção do Haiti] que exija que o governo haitiano — de Ariel Henry a Didier Fils-Aimé — nos diga quanto desse dinheiro ainda resta e como foi gasto.
Nós, pequenos comerciantes, nossos filhos não podem ir à escola por causa de assaltos à mão armada, eles incendiaram a cidade, queimaram os mercados, todas as estradas estão bloqueadas, senhora Sara, os comerciantes não podem viver, exigimos justiça e indenização para os pequenos comerciantes.
Nós, pequenos comerciantes, nossos filhos não podem ir à escola por causa de ladrões armados. Eles incendiaram o centro da cidade, queimaram os mercados e todas as vias estão bloqueadas. As Madan Sara [comerciantes rurais] e os vendedores não conseguem sobreviver. Exigimos justiça e indenização para os pequenos comerciantes.

Durante o protesto, os manifestantes gritaram palavras de raiva contra os funcionários do governo, chamando-os de "ladrões", "corruptos" e até mesmo de "gangues".

O que eles querem, dizem, é a assistência governamental tão necessária para que possam reiniciar seus pequenos negócios.

Eles nos mataram, levaram tudo o que tínhamos, mataram nossa família, por favor, Estado, diga uma palavra pelos comerciantes desabrigados, eles mataram nossos filhos, mataram nossos maridos, estamos desamparados, nossos filhos não podem ir à escola, diga uma palavra por nós, Estado.
Eles nos mataram, levaram tudo o que tínhamos, mataram nossas famílias. Por favor, governo, diga algo pelos vendedores desabrigados. Mataram nossos filhos, mataram nossos maridos, não nos restou nada, nossos filhos não podem ir à escola. Diga algo por nós, governo.

Existem pouquíssimas escolas públicas no Haiti, e muitas delas são atualmente usadas como abrigos temporários para pessoas deslocadas. As escolas particulares, por sua vez, não conseguem atender à demanda e, com a população lutando para sobreviver — mesmo antes da violência generalizada das gangues —, poucas têm condições de pagar as mensalidades. De qualquer forma, tanto as instituições públicas quanto as privadas foram saqueadas, destruídas ou usadas como esconderijo por grupos criminosos.

Entretanto, os vendedores prometem que, enquanto o governo não os ouvir e não atender às suas reivindicações, continuarão a sair às ruas em busca de justiça.

AR NEWS 24H - Adicione como fonte preferida no Google
Adicione o AR NEWS como fonte favorita no Google News
🌐 Traduzido e adaptado
Adicionar como fonte preferida
AR NEWS 24H
Adicionar

Postar um comentário

0Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.