
Brasília foi projetada para ser uma cidade verde. O plantio de árvores foi tão central no planejamento da capital brasileira que ela foi descrita como uma cidade-parque. Isso fica evidente em sua área central, com avenidas frescas e arborizadas e parques verdes onde os moradores desfrutam de caminhadas. A cidade foi construída em apenas 41 meses, substituindo o Cerrado, um bioma de savana, por uma nova e reluzente capital.
Mas a 30 quilômetros (19 milhas) do Plano Piloto, na favela Sol Nascente, a área central projetada como um avião, esse ecossistema foi substituído por concreto. Enquanto o Plano Piloto tem uma média de 138 metros quadrados (1.485 pés quadrados) de área verde por habitante, um estudo da Universidade de Brasília (UnB) sobre espaços verdes urbanos constatou que, em algumas áreas periféricas de Brasília, esse número pode ser até 23 vezes menor. Essas áreas periféricas são caracterizadas por "vegetação limitada e maiores distâncias até os espaços verdes", afirma o estudo.
A Sol Nascente é composta principalmente por ruas asfaltadas, com casas amontoadas umas sobre as outras e calçadas estreitas que mal comportam pedestres, quanto mais árvores. O calor é um grande problema. "Há momentos em que a rua inteira fica exposta ao sol e o ar não circula", diz o morador Francisco Silva.
Os impactos na saúde podem ser graves. "Tudo fica muito seco e meu nariz sangra", diz o homem de 34 anos. Silva sofre de rinite e bronquite que atrapalham seu sono. "Se eu fecho a janela, não consigo respirar; se eu a abro, entra vento seco e poeira".
Durante a estação seca, ele lava o quintal todos os dias, espalha toalhas molhadas pela casa e usa máscara. Para se proteger do calor, Silva está reformando sua casa para dar lugar à grama e ao plantio de mudas. Na calçada, plantou a única árvore da rua – um ipê solitário, espécie comum na América Latina.
Valdir Steinke, autor do estudo da Universidade de Brasília, afirma que o Distrito Federal (onde Brasília está localizada) reflete um padrão nacional de "espaços verdes concentrados nas áreas mais ricas, enquanto a periferia praticamente não os possui."
De fato, a renda média per capita das famílias em Plano Piloto é 12 vezes maior que em Sol Nascente. "É um retrato cru e sem retoques de um padrão de segregação socioeconômica em que o planejamento urbano na periferia ignora a natureza", diz Steinke.
Esses problemas estão sendo agravados pelas mudanças climáticas, que elevam as temperaturas, aumentando a mortalidade e a morbidade. Em resposta, o governo local está planejando um programa de plantio de árvores, e os moradores estão recorrendo à "jardinagem de guerrilha" onde o planejamento urbano falhou.
A desigualdade verde é um desafio global
Sol Nascente surgiu na década de 1990 em terras rurais ocupadas ilegalmente. Hoje, mais de 70.000 pessoas vivem em seu território de 9 quilômetros quadrados. Essa densidade populacional é quase 16 vezes maior que a média do Distrito Federal. Com seu asfalto, vegetação escassa e alta concentração de moradores, a favela oferece condições ideais para a chamada ilha de calor urbana.
O concreto e o asfalto absorvem e retêm o calor do sol de forma mais eficiente do que a vegetação, enquanto as árvores proporcionam resfriamento por meio da sombra e da umidade”, explica Gregory Wellenius, diretor do Centro para o Clima e a Saúde da Universidade de Boston, nos EUA.
O que aconteceu em Sol Nascente segue um padrão global. Uma análise recente de 199 cidades ao redor do mundo concluiu que a desigualdade no acesso a espaços verdes é generalizada, e o nível de disparidade nas cidades do Sul Global é o dobro do observado no Norte.
Mapas de calor extremo são muito semelhantes a mapas de bairros de baixa renda”, afirma Jeremy Hoffman, pesquisador da Groundwork USA, uma rede de organizações americanas que trabalham pela justiça climática. “Os pontos críticos de calor tendem a coincidir com áreas caracterizadas por maior pobreza, menor escolaridade, maiores taxas de doenças crônicas e menor acesso a espaços verdes.”
Cecil Konijnendijk, especialista em florestas urbanas e professor honorário da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, propôs a regra "3-30-300" para combater a desigualdade ambiental nas cidades. A regra estipula que cada pessoa deve ser capaz de ver pelo menos três árvores da sua janela, viver em um bairro com pelo menos 30% de cobertura arbórea e estar a no máximo 300 metros de um parque ou espaço verde, para garantir o acesso visual e físico à natureza e aos seus benefícios.
A regra foi adotada por planejadores urbanos em todo o mundo. Ela já orienta as políticas de plantio de árvores na Bélgica, Suécia, Holanda, Estados Unidos e Canadá.
No Brasil, o Plano Nacional de Arborização Urbana, lançado na COP30 da ONU em 2025, inspira-se nessa regra. Ele reconhece que a urbanização desordenada do Brasil levou à fragmentação da paisagem, ao desmatamento e à compactação do solo pelo concreto, que, combinados com as mudanças climáticas, impactam negativamente a vida urbana.

Para reverter essa situação, o plano estabelece metas a serem alcançadas até 2045. Uma delas é aumentar a proporção de moradores com pelo menos três árvores em suas imediações, o que proporcionaria acesso a espaços verdes para cerca de 40 milhões de pessoas adicionais.
Alguns especialistas questionam a utilidade universal da regra 3-30-300. Paulina Achurra, da plataforma educacional Arq.Futuro, alerta que os programas de arborização não são eficazes em comunidades que "mal têm calçada para plantar uma árvore".
Segundo Achurra, falando durante um evento em São Paulo, "embora haja uma carência de soluções inovadoras que incorporem espaços verdes, elas precisam ser viáveis para serem implementadas em nossas cidades [no Sul Global]".
O calor extremo acarreta riscos extremos
Uma das maiores favelas do país, Sol Nascente caracteriza-se por ruas asfaltadas e praticamente nenhuma árvore à vista. Foto de Fabio Pozzebom/Dialogue Earth, usada com permissão.
Larissa Brenda Cordeiro, presidente do Instituto Filhas da Terra (IFT), uma organização de justiça socioambiental em Sol Nascente, afirma que o calor da tarde pode impossibilitar a realização de reuniões ou o trabalho no escritório. Com asma e fibromialgia, ela também sente os efeitos físicos: dores musculares e articulares. "Sinto-me muito mal tanto no frio quanto durante períodos de calor extremo."
Patricia Fabian, especialista em calor da Universidade de Boston, afirma que as pessoas que vivem em ilhas de calor urbanas estão mais expostas aos efeitos nocivos das altas temperaturas: "Quanto mais quente o ambiente, maior o risco de impactos na saúde, incluindo doenças cardiovasculares, problemas cognitivos, sintomas respiratórios e até mesmo morte."
Proteger e cultivar
Um dos poucos espaços verdes em Sol Nascente é um remanescente do Parque da Lagoinha, que foi gradualmente desmatado pela expansão urbana. Palmeiras de buriti indicam a presença de água subterrânea abundante, mas o lixo se acumula de forma desordenada, inclusive nas nascentes que alimentam o Rio Melchior e a Bacia do Descoberto, responsáveis por mais de 60% do abastecimento de água do Distrito Federal.
Em dezembro de 2025, o Distrito Federal aprovou seu próprio plano para reduzir o "déficit verde" em suas áreas periféricas. Em Sol Nascente, o governo informou ao Dialogue Earth que o plantio não pode começar até que problemas como calçadas estreitas e falta de drenagem pluvial sejam resolvidos, pois as mudas não sobreviveriam. Não especificaram se ou quando essas obras seriam realizadas.

Hoje, o Parque da Lagoinha parece um grande gramado com poucas árvores nativas. Ativistas como Cordeiro esperam que um dia ele possa se tornar uma área arborizada com mesas de piquenique e quadras esportivas: "Nosso sonho é que a Lagoinha se torne um parque de verdade, que o público possa desfrutar".
Eles têm um modelo a seguir para um projeto como esse: na divisa entre Sol Nascente e Ceilândia, um projeto de conservação chamado Floresta da Nasaré surgiu de um antigo lixão. Em 2009, a dona de casa Nasaré Francisca da Silva decidiu limpar um terreno público do tamanho de um campo de futebol em frente à sua casa. Em seguida, plantou uma muda. "As pessoas costumavam jogar todo tipo de coisa ali, desde entulho de construção até animais mortos", lembra. "Eu olhava da minha porta da frente e isso me deixava triste".
A partir de uma muda, cresceu o agrofloresta que hoje é mantido por vizinhos, ONGs e pesquisadores da Universidade de Brasília. O cuidado de Da Silva com a terra foi formalizado em 2023 pelo governo do Distrito Federal. Embora não receba investimento público, há menos risco de desapropriação ou interrupção repentina de suas atividades.
Nos dias quentes, ainda é fresco sob a copa das árvores. "Todos são bem-vindos para vir aqui e se refrescar do calor", diz da Silva.
