PF, Senado e STF em rota de colisão: Brasil vive dia de tensão entre Executivo, Legislativo e Judiciário
A quarta e quinta-feira política foram tomadas por crises simultâneas que colocaram em xeque a relação entre os poderes no Brasil. Entre suspeitas sobre vazamento de informações reservadas, cobrança por impeachment no Legislativo e um racha envolvendo o Judiciário, os acontecimentos expuseram fragilidades institucionais e sinais de desgaste nos mais altos escalões da República.
A direção da Polícia Federal viu seu comando questionado com a revelação de diálogos ligados ao caso Master. O diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, aparece citado em conversas atribuídas a um ex-banqueiro que está sob investigação. O teor das mensagens alimentou a desconfiança de que dados sigilosos de inquéritos poderiam estar sendo encaminhados ao Palácio do Planalto. A hipótese, ainda não confirmada, exige da cúpula da PF um esforço para recompor a confiança sem prejudicar o ritmo dos trabalhos.
No Senado Federal, a tensão entre a oposição e a mesa diretora da Casa chegou a um novo patamar. O senador Viana protocolou representação no Conselho de Ética contra o presidente Davi Alcolumbre após o descumprimento de um ultimato público. Na quarta-feira (2 de setembro), o parlamentar havia usado as redes sociais para exigir que Alcolumbre desse encaminhamento aos pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, até o meio-dia da quinta-feira (3 de setembro).
Com o silêncio de Alcolumbre dentro do prazo estipulado, Viana formalizou a denúncia. “O prazo acabou. Eu cumpri minha palavra. Davi teve até hoje, às 12h, para dar um encaminhamento institucional. Não deu. Agora, protocolei uma denúncia que abre caminho para a apuração de sua conduta”, escreveu o senador. O documento agora será analisado pelo colegiado responsável por julgar a conduta ética dos parlamentares.
Enquanto isso, no Supremo Tribunal Federal, uma proposta do ministro Gilmar Mendes de retirar delegados da Polícia Federal dos gabinetes dos ministros provocou reação da categoria. A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), representada pelo presidente Edvandir Paiva, saiu em defesa da permanência dos investigadores. A entidade argumenta que a atuação dos policiais se justifica pela experiência técnica indispensável à compreensão de processos complexos.
Para a ADPF, barrar o trabalho dos delegados junto ao STF seria um erro que não resolve as mazelas do tribunal. A associação enxerga a medida como uma tentativa de responsabilizar indevidamente a categoria, criando um bode expiatório e afastando o foco dos problemas reais que hoje atingem o Judiciário. A entidade qualificou a iniciativa como uma forma de “demonizar” os agentes e desviar a atenção pública.
O cenário da quinta-feira mostra que o distensionamento entre os Poderes permanece distante, com investigações, prazos e propostas legislativas colocando em teste os limites da independência entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
